Publicidade

Debian Linux é o sistema operacional mais vulnerável dos últimos 20 anos, aponta pesquisa

O Android se mostrou o software com mais falhas de segurança em 2019

09/03/2020 às 16:56 por Gabriel Tagarro
Créditos: Reprodução
Reportar erro
Publicidade

Um levantamento recente feito pelo TheBestVPN apontou que o Debian Linux seria o sistema operacional que mais sofreu com vulnerabilidades nos últimos 20 anos. Essa pesquisa foi feita com base no Banco de Dados Nacional de Vulnerabilidades do NIST (Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA).

De acordo com os dados, o Debian, que é baseado em Linux, está no topo da lista com 3.067 falhas de segurança descobertas entre 1999 e 2019. Logo atrás está o Android, com 2.563 vulnerabilidades e o Kernel Linux em terceiro lugar, acumulando 2.357. 

Créditos: The Best VPN / Reprodução

Os cinco primeiros lugares contam predominantemente com sistemas operacionais, mas eles não estão sozinhos. A sexta e sétima posição são ocupadas pelo Mozilla Firefox e o Google Chrome com 1.873 e 1.858 vulnerabilidades, respectivamente.

Com relação aos sistemas da Microsoft, a pesquisa traz o Windows 7 com 1.283 vulnerabilidades identificadas, enquanto o Windows 10 apresentou 1.111. 

20/02/2020 às 16:06
Notícia

Software de segurança Microsoft Defender será lançado para iO...

Empresa revelará mais detalhes durante a conferência de segurança RSA na próxima semana

Olhando apenas os números de 2019, o Android se mostrou o software mais vulnerável, com 414 falhas, seguido pelo Debian Linux, com 360. Em terceiro lugar está o Windows 10, com 357.

Quanto ao tipo de vulnerabilidades encontradas no ano passado, um quarto (25,3%) de todas as falhas de segurança observadas eram vulnerabilidades de execução de código, seguidas por script entre sites (17,7%), estouros de buffer (13,9%) e ataques de negação de serviço (10,2%).

Como ressalta o TechRadar, apesar de os números aparentemente serem altos, o nível de segurança de um software não pode ser medido com  um único critério, nesse caso a quantidade específica de falhas de segurança encontradas. Esse é um levantamento entre vários possíveis. Assim, devem ser observados outros fatores como a natureza das vulnerabilidades, a probabilidade de os programas serem afetadas por tais problemas, além da facilidade de corrigi-los, dentre muitos outros fatores.

Via: TechRadar Fonte: TheBestVPN
CLIQUE PARA COMENTÁRIOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Drone DJI Air 2S pode ser próximo com suporte ao controle DJI RC

Amazon adquire empresa iRobot, referência em robôs aspiradores, por quase R$ 9 bilhões

Flamengo x Corinthians pela Libertadores 2022: onde assistir ao vivo

Intel deve mostrar Wi-Fi 7 até 2024; o dobro da velocidade do Wi-Fi 6E

Governo Federal pedirá à Apple agilidade no suporte ao 5G puro no Brasil

Publicidade